Psicologia da educação


É dado o nome de Psicologia da Educação ao segmento de estudos e pesquisas que visam descrever os processos psicológicos presentes na educação. Teóricos como Sigmund Freud, Jean Piaget, Burrhus Frederic Skinner, Carl Rogers, Lev Vygotsky e Alexander Luria, são tidos como precursores dos estudos em Psicologia da Educação. São referenciais comuns aos cursos de Pedagogia, Normal Superior e demais licencia turas, representando, cada um, vertentes do pensamento psicológico educacional. É comum na Psicologia da Educação referir-se à educação da criança e do adolescente, mas também à educação do adulto (Pedagogia e Andragogia).


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História de Freinet

 

Celéstin Freinet (1896-1996), nascido em 15.10.1.896, em um vilarejo em Gars, no sul da França, na região de Provença. Passou a sua infância como pastor de rebanho. Casou-se com Elise uma artista plástica,e com ela teve uma filha Madeleine. Faleceu em 08 de outubro de1966, em sua escola em Vence, a qual esta funciona até hoje, em meio aos pinheiros, com caminho ladeados de pedra, morreu ouvindo os cantos dos pássaros, em liberdade.
Sua esposa Elise, continuou trabalhando e escrevendo livros, até 1983, ano em que também morreu, aos 84 anos de idade, cercada de respeito e afeição.
Sua filha Madeleine, prossegue com o trabalho do casal, e mantém viva a Escola Freinet de Vence.
Formação 
Em 1920 iniciou em Bar-Sur-Loup, suas atividades como professor ad- junto, atuando em uma escola antiga e de condições precárias. Estudo a escola de Ensino Normal,na cidade de Nice.Mas com o inicio da guerra,em 1914,interrompe seus estudos,alistando-se,e ao participar dos combates,sofreu com as ações de gases tóxicos,que comprometeram seus pulmões.Mesmo diante das dificuldades de correntes do problemas de saúde,tinha vontade de viver,e esperanças,era o seu ideal e decisão ser professor primário.Não tinha experiências pedagógicas, pois não havia terminado o curso normal,por causa da guerra,mas tinha um res- peito enorme pelas crianças,e também o seu instinto de pastor de rebanhos que provinha de sua infância.
Diariamente anotava aquilo que ouvia de seus alunos, registrava as observações que considerava originais, o comportamento de cada criança diante de novas situações, seus sucessos e fracassos. Com isso foi descobrindo as vontade e o interesses,os problemas e as personalidades das crianças.

Pensamento e Teorias 
Descobrindo e conhecendo cada vez mais seus alunos, chegou a uma conclusão, que existiam outras formas de melhorar o seu relacionamento com os seus alunos. Começou a questionar as rigorosas normas educacionais,dentre elas as filas,horários,e programas exigidos.Ficando claro para ele que as aulas dadas dentro da sala de aula não prendiam a atenção das crianças,onde a sua atenção e interesse estavam lá fora.
Percebendo que algo teria que ser feito para mudar essa situação ele então decidiu fazer com que aquela situação mudasse. Decidiu mudar as suas táticas de ensino,levando as crianças para onde elas se sentissem felizes,surgiram então a idéia da aula -passeio.Nas aulas-passeio,viviam grandes momentos com sensibilidades,com a natureza,e com tudo o que viam,aprendendo a expressar os seus momentos vividos fora da sala de aula,e trazidos para dentro da classe.
Tinham contato com o meio ambiente, tornando uma relação de confiança e afeto. Essas experiências faziam com que eles se aproximassem,e com grande entusiasmo no contato o que viam.Mas por outro lado as crianças, não prestavam atenção quando chegavam a hora da leitura,e Freinet sentiu a necessidade de encontrar uma nova técnica de aprendizagem de leitura.
Quando voltavam das aulas-passeio as crianças escreviam nas lousas um resumo do que tinha acontecido, durante aqueles momentos tão vivos.
As crianças liam,comentavam,acrescentavam observações e depois copiavam os textos nos seus cadernos, ilustrando-os com desenhos ou da forma que quisessem. Essa era uma técnica usada por ele,com o intuito de aumentar o interesse da criança com a leitura e a escrita.

Relação com a educação
Freinet procura caminhos
Freinet foi influenciado pelo livro L'ecole active, de Adolphen Ferriere, onde encontrou a linha a ser seguida. Em cada página desse livro achava a justificativa para sua próprias inovações em termo de ensino.As suas atividades espontânea,produtiva,e pessoal,era o ideal da escola ativa,a partir da atividade espontânea das crianças,de suas atividades manuais e construtivas,atividades mentais de suas afeições ,de seus interesses,de seus gostos predominantes,de suas manifestações morais e sociais,tais como se apresentam na vida livre e natural de todos os dias,seguindo as circunstâncias,os acontecimentos previstos ou imprevistos, que sobrevêm,eis o ponto inicial da educação.
Descobriu através da leitura do livro de Ferriere, que o caminho era a seguir era esse, o da "atividade”. E esse era o caminho que levaria Freinet "a pedagogia do trabalho" a "pedagogia do bom senso".
O interesse de Freinet era tratar a criança com igualdade, sem alguma coisa haver com classe social, caráter e outros, respeitando o rendimento escolar de cada um. Outra atitude histórica de Freinet foi ter transformado a postura tradicional de professor,passou a sentar-se junto de seus alunos.
O método de aula-passeio usado por Freinet aconteciam com regularidade, a idéia do contato com a geografia, com a história, a aritmética, com as ciências, enfim tudo acabava se relacionando e havendo uma compreensão do mundo.
Assim com Freinet dizia, era a escola que tinha se aberto para a vida, a porta e as paredes deixaram de ser barreiras, a vida entrava para a classe junto com a luz do sol. Logo então,surge a idéia do jornal escolar,onde acontece a imprensa na escola.Pois ele não queria que aqueles textos escritos pelos alunos se acabassem guardados,em um armário e ficassem esquecidos.A primeira impressora usada por Freinet,foi uma Cinup,conseguida através de um anúncio numa re-vista.Juntamente com essa idéia,surgiu a criação do "Livro da Vida",que era um caderno grande onde era anotados os fatos mais importantes e interessantes e que se passava no dia a dia .Além de ser um livro onde ficavam registrados os momentos marcantes da realidade de cada um,poderia ser lido por todo,criança, pais,amigos,colega,e visitas.
O trabalho de Freinet estava sendo tão maravilhoso, que fugiu das regras tradicionais, onde não se acreditavam na idéia, de que a criança nos seus primeiros anos de escolaridades fosse capaz de expressar um sentimento próprio escrevendo uma frase simples e correta, ele proporcionou isso e muito mais.
Usando de um método Freinet, se consistia de uma didática livre e criativa, estimulando suas crianças a imprimir seu próprio texto. O procedimento era que cada dia se preparava um texto,onde as páginas iam sendo impressas e iam sendo pendurada para secar e no final do mês "o jornal de textos livres" estava pronto para ser distribuído.Em 1924,começaram as primeiras correspondências interescolares,com esse intercâmbio,as crianças começavam a trocar pequenos bilhetes,cartas,desenhos que eram enviados junto com o jornal,onde relatava tudo o que era importante para elas,como por exemplo as crianças do Sul da França, que contavam como era a plantação,as colheitas,as festas e comidas.
Com isso a pequena escola de Bar -Sur -Loup, começou a tornar-se conhecida, o que ajudou a transformar a vida de Freinet, e seu trabalho, foram os artigos que passou a escrever para a revista de educação, relatando o resultado obtido através das suas realizações. O principal objetivo de Freinet era fazer com que seus métodos e técnicas pedagógicas tornassem a aprendizagem de modo a criar,renovar,transformar,e acima de tudo ocasionar o interesse,pelo saber despertar na criança o prazer da leitura e a capacidade de aprender.
É importante destacar também que ele não queria implantar através de suas técnicas, um método que não pudesse ser modificado, pelo contrário que trocassem idéias, comparavam resultados e juntos iam, com Freinet construindo a Nova Pedagogia, a "pedagogia do bom senso”. Era o espírito de Freinet:permitir com o passar do tempo,que novas técnicas através de novos instrumentos,eles viessem enriquecer o trabalho de professor e de aluno.
Em 1926, Elise chega a Bar-Sur-Loup, para trabalhar como sua colaboradora, completando o trabalho de Freinet. Elise que era uma artista plástica, passou a dar mais importância as atividades plásticas,consegui para as crianças um papel de melhor qualidade,o que estimulou a realização de desenhos e pinturas, mas com a falta de recursos,houve época que foi necessário reduzir um pouco essa atividade,usando papéis de qualidade inferior,como o papel de jornal.
Freinet organizava os contos, onde cada tipo de atividade eram desenvolvidas, como Conto de Pinturas e da Biblioteca. Mesmo antes da chegada de Elise,Freinet,já se preocupava em melhorar cada vez mais as possibilidades artísticas em sua classe,buscando sempre tirar o melhor aproveito do que havia de mais moderno.Obteve um fonógrafo para que os discos pudessem auxiliá-lo nas atividades musicais,conseguiu também uma Pathe Baby,a máquina de cinema da época,podendo exibir para as crianças filmes educativos e recreativos.
Proporcionou a criação de peças infantis, estimulando as reuniões de artes e recreação, que ele considerava importante.
Em 1927, com a publicação de A Imprensa na Escola, Freinet recebeu pedidos de informações de muitos professores de toda a França.
A livre expressão pedagógica de Freinet 

  • Agilidade manual e coordenação harmoniosa dos gestos
  • Na execução do trabalho, educação da atenção, cada letra tem o seu valor, pois é preciso um texto impresso seja o mais perfeito possível
  • Exercício progressivo da memória visual
  • Aprendizagem natural, sem esforço da leitura e da escrita
  • Sentido permanente da construção de frases corretas
  • Aprendizagem da ortografia pela globalização, e analise de palavras e frases ao mesmo tempo
  • Sentido de responsabilidades pessoal e coletiva
  • Novo clima de uma comunidade fraternal e dinâmica

Outras práticas fundamentais do trabalho desenvolvido por Freinet 
A “correspondência escolar" alargar o universo infantil, motivar às crianças as atividades humanas, responde a afetividade expansiva da criança, traz uma unidade de trabalho e de comportamento em classe.
O “texto livre” libera o pensamento da criança, facilita a sua expressão.
A “livre expressão” facilita a criatividade da criança, na música, no teatro, no desenho, extensões natural da atividade infantil, progressivamente responsável por seus comportamentos infantis, intelectuais e culturais.
Uma das filosofias de vida de Freinet era de que a experiência prática são elementos importantes para o desenvolvimento da criança. No ano de 1927 surge a criação da primeira revista com o nome de La Gerbe(o ramalhete),e o surgimento da cooperativa.A cooperativa crescia tanto que na década de 80 era fornecido o material pedagógico e publicações para milhares de associados em diversas partes do mundo.
Em 1927, realizou-se o primeiro congresso que consagra o "Movimento Internacional de Material Impresso da Escola”, de uma pedagogia nova: "a pedagogia Freinet”, sendo para ele um significado histórico.
Incentivado por Freinet, iniciou a cinemática cooperativa. 
Freinet percebeu as dificuldades que as crianças tinham em compreender as frases escritas por elas, então conseguiu para sua impressora uns tipos grandes de corpos 36, e com eles compôs e imprimiu textos que falavam do cotidiano das crianças da sua classe, e o resultado foi o melhor possível.
Conseguia que as crianças de até cinco anos de idade chegassem a compor, rapidamente e sem erros, linhas com até 20 caracteres, e ainda sozinhas, e executassem todo o processo de impressão, e ilustração. E o desenho livre,era um complemento indispensável no método desenvolvidos por Freinet.
"Para ele antes de qualquer coisa, era preciso ter confiança na criança e acreditar na sua capacidade".
Em 1928, Elise e Freinet passam a trabalhar em Sant-Paul de Vence, uma pequena vila medieval. Nessa época eles haviam se casado e tinha uma filha Madeleine.Um dos aspectos mais relevantes do trabalho de Freinet,foi o de abrir todos os caminhos possíveis para que o aluno e professor pudesse se expressar livremente.
Uma das técnicas usadas por Freinet foi o rádio, causando resultado satisfatório, a divulgação de catálogos de aluguel de discos e filmes, a criação de fichário, pois na época os livros eram caros e complexos para a maioria dos seus alunos, foi ai então que surgiu a idéia de criar fichários, um material de fácil acesso e simples. O fichário se tornou importante instrumento da pedagogia.
A CEL imprimia fichas de todas as matérias, incluindo expressão corporal, trabalho cooperativo, receitas etc.
Em 1931 saiu o primeiro número da coleção Biblioteca de Trabalho, de tema Diligências e Malas Postais.
Freinet era acima de tudo Humanista, acreditando que todos, adultos e crianças deveriam ter seus direitos garantidos. Seu pensamento era respeito total as crianças dando o direito de viver como criança,sob todos os aspectos,aprendendo a trabalhar pela coletividade.
Influência da teoria de determinado pensador na Educação
Freinet pesquisou as teorias de Adolphen Ferriere, que com suas idéias e pesquisas, Freinet mudou o pensar da escola, com relação ao aluno e professor.

Fonte: http://www.adroga.casadia.org/comportamento/historia-freinet2.htm

 

  

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