É dado o nome de Psicologia da Educação ao segmento de estudos e pesquisas que visam descrever os processos psicológicos presentes na educação. Teóricos como Sigmund Freud, Jean Piaget, Burrhus Frederic Skinner, Carl Rogers, Lev Vygotsky e Alexander Luria, são tidos como precursores dos estudos em Psicologia da Educação. São referenciais comuns aos cursos de Pedagogia, Normal Superior e demais licencia turas, representando, cada um, vertentes do pensamento psicológico educacional. É comum na Psicologia da Educação referir-se à educação da criança e do adolescente, mas também à educação do adulto (Pedagogia e Andragogia).
Mais informações aqui .
História de Freinet
Celéstin Freinet (1896-1996), nascido em 15.10.1.896, em um vilarejo em Gars, no sul da França, na região de Provença.
Passou a sua infância como pastor de rebanho. Casou-se com Elise uma
artista plástica,e com ela teve uma filha Madeleine. Faleceu em 08 de
outubro de1966, em sua escola em Vence, a qual esta funciona até hoje,
em meio aos pinheiros, com caminho ladeados de pedra, morreu ouvindo os
cantos dos pássaros, em liberdade.
Sua
esposa Elise, continuou trabalhando e escrevendo livros, até 1983, ano
em que também morreu, aos 84 anos de idade, cercada de respeito e
afeição.
Sua filha Madeleine, prossegue com o trabalho do casal, e mantém viva a Escola Freinet de Vence.
Formação
Em
1920 iniciou em Bar-Sur-Loup, suas atividades como professor ad- junto,
atuando em uma escola antiga e de condições precárias. Estudo a escola
de Ensino Normal,na cidade de Nice.Mas com o inicio da guerra,em
1914,interrompe seus estudos,alistando-se,e ao participar dos
combates,sofreu com as ações de gases tóxicos,que comprometeram seus
pulmões.Mesmo diante das dificuldades de correntes do problemas de
saúde,tinha vontade de viver,e esperanças,era o seu ideal e decisão ser
professor primário.Não tinha experiências pedagógicas, pois não havia
terminado o curso normal,por causa da guerra,mas tinha um res- peito
enorme pelas crianças,e também o seu instinto de pastor de rebanhos que
provinha de sua infância.
Diariamente
anotava aquilo que ouvia de seus alunos, registrava as observações que
considerava originais, o comportamento de cada criança diante de novas
situações, seus sucessos e fracassos. Com isso foi descobrindo as
vontade e o interesses,os problemas e as personalidades das crianças.
Pensamento e Teorias
Descobrindo
e conhecendo cada vez mais seus alunos, chegou a uma conclusão, que
existiam outras formas de melhorar o seu relacionamento com os seus
alunos. Começou a questionar as rigorosas normas educacionais,dentre
elas as filas,horários,e programas exigidos.Ficando claro para ele que
as aulas dadas dentro da sala de aula não prendiam a atenção das
crianças,onde a sua atenção e interesse estavam lá fora.
Percebendo
que algo teria que ser feito para mudar essa situação ele então decidiu
fazer com que aquela situação mudasse. Decidiu mudar as suas táticas de
ensino,levando as crianças para onde elas se sentissem felizes,surgiram
então a idéia da aula -passeio.Nas aulas-passeio,viviam grandes
momentos com sensibilidades,com a natureza,e com tudo o que
viam,aprendendo a expressar os seus momentos vividos fora da sala de
aula,e trazidos para dentro da classe.
Tinham
contato com o meio ambiente, tornando uma relação de confiança e afeto.
Essas experiências faziam com que eles se aproximassem,e com grande
entusiasmo no contato o que viam.Mas por outro lado as crianças, não
prestavam atenção quando chegavam a hora da leitura,e Freinet sentiu a
necessidade de encontrar uma nova técnica de aprendizagem de leitura.
Quando
voltavam das aulas-passeio as crianças escreviam nas lousas um resumo
do que tinha acontecido, durante aqueles momentos tão vivos.
As
crianças liam,comentavam,acrescentavam observações e depois copiavam os
textos nos seus cadernos, ilustrando-os com desenhos ou da forma que
quisessem. Essa era uma técnica usada por ele,com o intuito de aumentar o
interesse da criança com a leitura e a escrita.
Relação com a educação
Freinet procura caminhos
Freinet
foi influenciado pelo livro L'ecole active, de Adolphen Ferriere, onde
encontrou a linha a ser seguida. Em cada página desse livro achava a
justificativa para sua próprias inovações em termo de ensino.As suas
atividades espontânea,produtiva,e pessoal,era o ideal da escola ativa,a
partir da atividade espontânea das crianças,de suas atividades manuais e
construtivas,atividades mentais de suas afeições ,de seus interesses,de
seus gostos predominantes,de suas manifestações morais e sociais,tais
como se apresentam na vida livre e natural de todos os dias,seguindo as
circunstâncias,os acontecimentos previstos ou imprevistos, que
sobrevêm,eis o ponto inicial da educação.
Descobriu
através da leitura do livro de Ferriere, que o caminho era a seguir era
esse, o da "atividade”. E esse era o caminho que levaria Freinet "a
pedagogia do trabalho" a "pedagogia do bom senso".
O
interesse de Freinet era tratar a criança com igualdade, sem alguma
coisa haver com classe social, caráter e outros, respeitando o
rendimento escolar de cada um. Outra atitude histórica de Freinet foi
ter transformado a postura tradicional de professor,passou a sentar-se
junto de seus alunos.
O
método de aula-passeio usado por Freinet aconteciam com regularidade, a
idéia do contato com a geografia, com a história, a aritmética, com as
ciências, enfim tudo acabava se relacionando e havendo uma compreensão
do mundo.
Assim
com Freinet dizia, era a escola que tinha se aberto para a vida, a
porta e as paredes deixaram de ser barreiras, a vida entrava para a
classe junto com a luz do sol. Logo então,surge a idéia do jornal
escolar,onde acontece a imprensa na escola.Pois ele não queria que
aqueles textos escritos pelos alunos se acabassem guardados,em um
armário e ficassem esquecidos.A primeira impressora usada por
Freinet,foi uma Cinup,conseguida através de um anúncio numa
re-vista.Juntamente com essa idéia,surgiu a criação do "Livro da
Vida",que era um caderno grande onde era anotados os fatos mais
importantes e interessantes e que se passava no dia a dia .Além de ser
um livro onde ficavam registrados os momentos marcantes da realidade de
cada um,poderia ser lido por todo,criança, pais,amigos,colega,e visitas.
O
trabalho de Freinet estava sendo tão maravilhoso, que fugiu das regras
tradicionais, onde não se acreditavam na idéia, de que a criança nos
seus primeiros anos de escolaridades fosse capaz de expressar um
sentimento próprio escrevendo uma frase simples e correta, ele
proporcionou isso e muito mais.
Usando
de um método Freinet, se consistia de uma didática livre e criativa,
estimulando suas crianças a imprimir seu próprio texto. O procedimento
era que cada dia se preparava um texto,onde as páginas iam sendo
impressas e iam sendo pendurada para secar e no final do mês "o jornal
de textos livres" estava pronto para ser distribuído.Em 1924,começaram
as primeiras correspondências interescolares,com esse intercâmbio,as
crianças começavam a trocar pequenos bilhetes,cartas,desenhos que eram
enviados junto com o jornal,onde relatava tudo o que era importante para
elas,como por exemplo as crianças do Sul da França, que contavam como
era a plantação,as colheitas,as festas e comidas.
Com
isso a pequena escola de Bar -Sur -Loup, começou a tornar-se conhecida,
o que ajudou a transformar a vida de Freinet, e seu trabalho, foram os
artigos que passou a escrever para a revista de educação, relatando o
resultado obtido através das suas realizações. O principal objetivo de
Freinet era fazer com que seus métodos e técnicas pedagógicas tornassem a
aprendizagem de modo a criar,renovar,transformar,e acima de tudo
ocasionar o interesse,pelo saber despertar na criança o prazer da
leitura e a capacidade de aprender.
É
importante destacar também que ele não queria implantar através de suas
técnicas, um método que não pudesse ser modificado, pelo contrário que
trocassem idéias, comparavam resultados e juntos iam, com Freinet
construindo a Nova Pedagogia, a "pedagogia do bom senso”. Era o espírito
de Freinet:permitir com o passar do tempo,que novas técnicas através de
novos instrumentos,eles viessem enriquecer o trabalho de professor e de
aluno.
Em
1926, Elise chega a Bar-Sur-Loup, para trabalhar como sua colaboradora,
completando o trabalho de Freinet. Elise que era uma artista plástica,
passou a dar mais importância as atividades plásticas,consegui para as
crianças um papel de melhor qualidade,o que estimulou a realização de
desenhos e pinturas, mas com a falta de recursos,houve época que foi
necessário reduzir um pouco essa atividade,usando papéis de qualidade
inferior,como o papel de jornal.
Freinet
organizava os contos, onde cada tipo de atividade eram desenvolvidas,
como Conto de Pinturas e da Biblioteca. Mesmo antes da chegada de
Elise,Freinet,já se preocupava em melhorar cada vez mais as
possibilidades artísticas em sua classe,buscando sempre tirar o melhor
aproveito do que havia de mais moderno.Obteve um fonógrafo para que os
discos pudessem auxiliá-lo nas atividades musicais,conseguiu também uma
Pathe Baby,a máquina de cinema da época,podendo exibir para as crianças
filmes educativos e recreativos.
Proporcionou a criação de peças infantis, estimulando as reuniões de artes e recreação, que ele considerava importante.
Em
1927, com a publicação de A Imprensa na Escola, Freinet recebeu pedidos
de informações de muitos professores de toda a França.
A livre expressão pedagógica de Freinet
- Agilidade manual e coordenação harmoniosa dos gestos
- Na execução do trabalho, educação da atenção, cada letra tem o seu valor, pois é preciso um texto impresso seja o mais perfeito possível
- Exercício progressivo da memória visual
- Aprendizagem natural, sem esforço da leitura e da escrita
- Sentido permanente da construção de frases corretas
- Aprendizagem da ortografia pela globalização, e analise de palavras e frases ao mesmo tempo
- Sentido de responsabilidades pessoal e coletiva
- Novo clima de uma comunidade fraternal e dinâmica
Outras práticas fundamentais do trabalho desenvolvido por Freinet
A
“correspondência escolar" alargar o universo infantil, motivar às
crianças as atividades humanas, responde a afetividade expansiva da
criança, traz uma unidade de trabalho e de comportamento em classe.
O “texto livre” libera o pensamento da criança, facilita a sua expressão.
A
“livre expressão” facilita a criatividade da criança, na música, no
teatro, no desenho, extensões natural da atividade infantil,
progressivamente responsável por seus comportamentos infantis,
intelectuais e culturais.
Uma
das filosofias de vida de Freinet era de que a experiência prática são
elementos importantes para o desenvolvimento da criança. No ano de 1927
surge a criação da primeira revista com o nome de La Gerbe(o
ramalhete),e o surgimento da cooperativa.A cooperativa crescia tanto que
na década de 80 era fornecido o material pedagógico e publicações para
milhares de associados em diversas partes do mundo.
Em
1927, realizou-se o primeiro congresso que consagra o "Movimento
Internacional de Material Impresso da Escola”, de uma pedagogia nova: "a
pedagogia Freinet”, sendo para ele um significado histórico.
Incentivado por Freinet, iniciou a cinemática cooperativa.
Freinet
percebeu as dificuldades que as crianças tinham em compreender as
frases escritas por elas, então conseguiu para sua impressora uns tipos
grandes de corpos 36, e com eles compôs e imprimiu textos que falavam do
cotidiano das crianças da sua classe, e o resultado foi o melhor
possível.
Conseguia
que as crianças de até cinco anos de idade chegassem a compor,
rapidamente e sem erros, linhas com até 20 caracteres, e ainda sozinhas,
e executassem todo o processo de impressão, e ilustração. E o desenho
livre,era um complemento indispensável no método desenvolvidos por
Freinet.
"Para ele antes de qualquer coisa, era preciso ter confiança na criança e acreditar na sua capacidade".
Em
1928, Elise e Freinet passam a trabalhar em Sant-Paul de Vence, uma
pequena vila medieval. Nessa época eles haviam se casado e tinha uma
filha Madeleine.Um dos aspectos mais relevantes do trabalho de
Freinet,foi o de abrir todos os caminhos possíveis para que o aluno e
professor pudesse se expressar livremente.
Uma
das técnicas usadas por Freinet foi o rádio, causando resultado
satisfatório, a divulgação de catálogos de aluguel de discos e filmes, a
criação de fichário, pois na época os livros eram caros e complexos
para a maioria dos seus alunos, foi ai então que surgiu a idéia de criar
fichários, um material de fácil acesso e simples. O fichário se tornou
importante instrumento da pedagogia.
A CEL imprimia fichas de todas as matérias, incluindo expressão corporal, trabalho cooperativo, receitas etc.
Em 1931 saiu o primeiro número da coleção Biblioteca de Trabalho, de tema Diligências e Malas Postais.
Freinet
era acima de tudo Humanista, acreditando que todos, adultos e crianças
deveriam ter seus direitos garantidos. Seu pensamento era respeito total
as crianças dando o direito de viver como criança,sob todos os
aspectos,aprendendo a trabalhar pela coletividade.
Influência da teoria de determinado pensador na Educação
Freinet
pesquisou as teorias de Adolphen Ferriere, que com suas idéias e
pesquisas, Freinet mudou o pensar da escola, com relação ao aluno e
professor.
Fonte: http://www.adroga.casadia.org/comportamento/historia-freinet2.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário